Vale a pena comprar um terreno em loteamento?
Confira 5 motivos que vão te convencer se vale a pena comprar um terreno em loteamento
01: Você vai ter a sua casa do seu jeito
Chega de ficar procurando a casa e o apartamento perfeito, mas não conseguir encontrar um que possua todas as características que você prioriza. Comprar um terreno significa ter a oportunidade de construir a sua casa do jeito que você e a sua família quiser, com um projeto próprio e atendendo todas as suas necessidades principais. Afinal, existem pessoas que preferem uma casa com muito espaço ao ar livre para crianças e animais, churrasqueira, piscina, jardim e mais. Enquanto outras pessoas preferem uma área externa menor, porém uma casa grande, com pé direito alto, espaçosa e com grandes cômodos, para acomodar toda a família confortavelmente. Adquirir um terreno é uma excelente escolha, pois você fará parte do projeto e da construção desde o início e poderá decidir todos os detalhes da casa que fazem mais sentido pra você.
02: Você vai gastar muito menos
Você não leu errado. É isso mesmo. Terrenos, geralmente, custam mais barato, porque precisam de mais investimento do comprador para construir, fazendo com que seja mais vantajoso do que adquirir um imóvel pronto. Desta forma, você poderá contratar os profissionais que quiser, adquirir os materiais por um valor mais em conta e parcelas os custos da construção, ganhando mais pontos na economia. E tem mais um ponto positivo: se você está procurando um terreno para investir agora e construir para revender, a probabilidade de ter um bom lucro, é maior.
03: O potencial de valorização do seu imóvel é maior
O lote é um bem bastante durável e que não sofre depreciável no seu valor. Pelo contrário, as melhorias na região onde ele está localizado, o aumento dos preços do mercado imobiliário, a construção do imóvel no terreno e outros fatores contribuem bastante para a valorização do espaço. Isso significa que comprar um terreno também significa garantir um retorno sobre o seu investimento muito maior do que o esperado, mesmo que a sua compra tenha o propósito de construir a casa própria. Mas lembre-se: é preciso negociar com empresas de confiança e conhecer bem a localização e o mercado, garantindo que os seus gastos renderão um bom valor na hora da venda.
04: Terreno é um investimento bastante seguro
E bem mais estável do que uma aplicação na poupança, diga-se de passagem. Afinal, mesmo que você esteja buscando construir a própria casa ou vender o imóvel, esse tipo de investimento rende bem mais e há poucos riscos envolvidos na escolha. No entanto, para garantir maior segurança, é preciso tomar algumas precauções. Lembre-se de ter certeza que o loteamento é legalizado e possui todos os documentos legais para ser comercializado. Além disso, confira toda a estrutura que foi prometida, como a eletricidade, esgoto, água, iluminação, etc.
Todas essas medidas são fundamentais para que você não desperdice o seu dinheiro, o que pode acontecer se você fizer negócio com uma empresa que não tem muita experiência de mercado ou uma péssima reputação.
05: Você garante maior facilidade no pagamento
Geralmente, os terrenos possuem mais opções de pagamento, parcelamento diferenciado e com abertura para que haja uma negociação que beneficie o comprador e a empresa vendedora. Além disso, os gastos com IPTU, impostos estaduais e taxas municipais costumam ser bem menores do que aqueles aplicados em casas já prontas, já que o cálculo desses impostos também considera área construída e outros detalhes relevantes. Por fim, terrenos também não exigem gastos com taxas condominiais, como ocorre com os apartamentos. Desta forma, você garante mais facilidades e pode focar os seus investimentos em outros locais, sem ser pego de surpresa com um gasto que não foi previsto.